CARTA MANIFESTO

 10 anos do Programa de Fomento ao Teatro

para a Cidade de São Paulo


Em comemoração aos dez anos do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, realizaremos a Mostra Fomento ao Teatro – 10 anos, nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Com essa Mostra buscamos nos distanciar da aparente efervescência cultural apoiada em eventos − que trata o cidadão como consumidor e disfarça a miséria nos investimentos da Cultura. Desejamos a aproximação com a população ao passo que reafirmamos os princípios do movimento Arte contra a Barbárie, em defesa de Políticas Culturais perenes que garantam a cultura como um direito do cidadão: “O teatro é uma forma de arte cuja especificidade a torna insubstituível como registro, difusão e reflexão do imaginário de um povo”.

O Programa de Fomento ao Teatro, apoiado em Lei e orçamento próprios tem garantido a existência do trabalho continuado e da pesquisa artística no teatro de grupos na cidade de São Paulo, o que contrasta com a Política Cultural predominante no Brasil, pautada por uma visão mercadológica da produção artística e apoiada nas Leis de incentivo com renúncia fiscal. Ao longo de sua existência, o mecanismo da renúncia fiscal tem se mostrado uma operação perversa que garante às corporações o arbítrio sobre a utilização dos recursos públicos destinados à cultura, como uma espécie de privatização da cultura. No âmbito dessa Política Cultural predominante, o Fomento tornou-se um paradigma para todos aqueles que têm um compromisso ético com a função social da arte.

Aos 10 anos de existência, o Programa de Fomento está marcado pela relação entre a população e os processos artísticos dos grupos, pela relevância das pesquisas, pela descentralização da geografia cultural da cidade e pela reconhecida qualidade dos trabalhos artísticos. A crescente produção cultural da cidade aponta para urgência na ampliação dos recursos da Lei do Fomento com equivalente ampliação do número de coletivos artísticos contemplados, garantindo o acesso e a fruição dos bens culturais à população da cidade de São Paulo.

São Paulo, 10 de outubro de 2012.

Organização da Mostra Fomento ao Teatro – 10 anos

Movimento de Teatro de Grupo da Cidade de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: